11.4.16

DIY Wallpaper para celular


Faz um tempo que quero estrear a categoria “D.I.Y.” daqui do blog, mas estava sem dinheiro – ainda estou – para comprar materiais. Então pensei: “por que não fazer um D.I.Y. digital para eles? ”, que consiste em um faça você mesmo de um utilitário para seus celulares!
Eu ensino, então, a fazer dois Wallpapers em dois editores diferentes, para o smartphone de vocês ficar totalmente ao seu gosto! Vamos lá.
O pattern vocês encontram facilmente no google pesquisando por "pattern", "pattern azul", "pattern quadriculado", etc. A frase é da sua escolha, pode ser trecho de música, citação, etc. A ilustração você encontra pesquisando no google por "Brushes", "png de tal coisa", "Ilustração com fundo transparente", etc. e é bom que ela combine com a frase. Você pode usar uma fonte que já tenha no seu computador ou baixar alguma (faço o download das minhas no google fonts).
Eu uso o Photoshop e o Photoscape, mas vocês podem tentar fazer em outros editores! Vou ensinar a fazer dois wallpapers, um em cada editor.

NO PHOTOSCAPE
O photoscape é um editor simples e muito útil! Além de que é grátis e a maioria das pessoas tem acesso. 
1 - Crie um arquivo com as dimensões da tela do seu celular ou, caso você não saiba, abra um print da tela do seu smartphone (como eu fiz com esse print de uma foto de star wars no IG haha). Como vocês podem ver ali no centro da barra, a tela do meu celular - galaxy S5 - tem 1080 x 1920.
2 - Vá em objeto e em fotografia, depois abra seu pattern. Nesse primeiro Wallpaper vou usar esse cinza aqui.
3 - Caso o pattern seja menor que a tela, copie e cole várias vezes e vá encaixando até cobrir tudinho.
4 - Depois vá em objeto > fotografia novamente e abra a ilustração. Como a frase que escolhi tem a ver com literatura, escolhi essa máquina de escrever.
5 - Após posicionar a ilustração, vá em Objeto > Texto e adicione a sua frase, escolhi "Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma" do George Martin. Usarei a fonte Bad Script do google fonts.

6 - Está tudo montado! Aquela barra cinza mais escura é de pedaços do pattern que ficaram por fora do fundo, na hora de salvar sumirá.
7 - Vá em salvar e salvar como, e tente pôr a qualidade no máximo.

8 - Caso apareça esse aviso, clique em não.
9 - Pronto, está feito!

NO PHOTOSHOP
O photoshop é um editor mais avançado e que mais uso! Além de que as fotos ficam com uma qualidade maior!
1 - Crie um arquivo com as dimensões da tela do seu celular ou, caso você não saiba, abra um print da tela do seu smartphone (mesmo esquema do wallpaper de cima).

2 - Vá em Arquivo > Abrir; abra o pattern(escolhi esse com efeito watercolor) e a ilustração que você vai usar
3 – Crie uma nova camada do arquivo que você criou e cole nela o pattern; caso seja menor que a tela, copie e cole várias vezes e vá encaixando até cobrir tudinho, do mesmo jeito que o primeiro.
4 - Depois crie mais uma camada e cole a ilustração. De acordo com a frase que escolhi, usarei essa sereia que achei no blog Nuvem Literária.
5 - Após posicionar a ilustração, vá em Texto e adicione a sua frase, escolhi "Quis que você fosse minha âncora, mas percebi que nasci para ser sereia e não navio.". Usarei a fonte Miss Fajardose do google fonts.

6 - Está tudo montado! Vá em salvar e escolha o formato png, que é o melhor.
7 - Pronto, está feito!
Bem pessoinhas, esse foi o D.I.Y Digital! Já estou usando os dois no meu celular. Eu espero que vocês tenham gostado, e, se sim, comentem aqui quais os próximos tutoriais vocês querem! Arte para YouTube, capa para facebook, etc.
Aliás, se vocês fizerem a de vocês, me mandem para eu ver! Podem usar os que eu fiz à vontade também, mas não disponibilizem no blog de vocês sem me avisar e pôr créditos, por favor.