8.5.16

Diário de Universidade #1 - Ser Caloura e O Curso de Nivelamento

Por enquanto haverá apenas um post por semana, aos domingos.
Mais de uma semana sem posts novos aqui no blog, acho que ele nunca ficou tanto tempo sem atualizações! Bem, a explicação é a mesma dada em tantos blogs por aí: falta de tempo. A verdade é que em todos os posts feitos até agora eu estava de férias, o blog foi criado e atualizado no auge das férias mais longas da minha vida (6 fuckin’ meses), mas o esperado – e temido – fim das férias chegou, e segunda passada (02/05/16) minhas aulas na universidade iniciaram!
Bem, nas primeiras 3 semanas as minhas aulas são integrais (entenda o porquê mais para baixo), eu perco mais umas 3 horas em transporte e ainda tenho que estudar em casa. Traduzindo: não estou tendo tempo nem para atualizar meu twitter, imagina escrever um post decente e divulgar.
Aos sábados eu tenho aula de manhã e uso a tarde para dar uma saída, ou seja, por enquanto, postarei apenas nos domingos aqui (como já disse no início do post) até eu ajeitar meus horários!
Agora chega de papo e vamos ao post!
Adoro ler posts estilo diário/rotina das pessoas em algo, adoro escrever também (tanto que faço o “Escrevendomeu Pseudo-livro”) e resolvi fazer uma pequena série nesse estilo da maior mudança que está ocorrendo agora em minha vida: faculdade!
+ O Início das Aulas
Como já disse milhões de vezes aqui, prestei o ENEM ano passado e – por uma benção do grande Mestre Yoda e do Gandalf, o Branco – passei em Engenharia Civil na UFPA! Pois bem, mas os que estudam em instituições públicas conhecem o grande inoportuno que são as greves; por conta de uma que teve ano passado, o ano letivo na federal começa apenas em maio!
Demorou mais que o lançamento dos álbuns das bandas que gosto, mas Maio chegou! Depois de inúmeros dias, posts escritos, ep’s de séries vistos e –nem tantos –livros lidos, eu acordei 5:15 da manhã, passei 1:10 hrs no coletivo e tive meu primeiro dia de aula!

+ O Curso de Nivelamento
No dia da habilitação, pouco depois do resultado do vestibular, eu fui iniciar meu vínculo na instituição –nervosa para caramba, com uma pasta cheia de documentos que nem sabia que existia: desde RG até uma comprovação de que casa de Howarts eu sou.
Bem, neste dia foram apresentados a mim alguns números alarmantes: cerca de 50% dos calouros em engenharia reprovam em alguma disciplina no primeiro semestre. E por isso foi criado o PCNA (não me pergunte o significado das siglas), um curso de nivelamento com os conteúdos do Ensino Médio para calouros.
O PCNA ocorre nas 3 semanas que antecedem o início das aulas e é das 08 da manhã às 18 da noite de segunda à sexta e apenas de manhã nos sábados. Ou seja, não tenho tempo nem para espirrar.
Esse curso é uma ótima oportunidade de você revisar conteúdos, aprender as coisas que o professor do 3º ano/cursinho não ensinou direito porque não caía no ENEM – ou você gazetou aula mesmo –e se ambientar na universidade. Tá, eu admito que se fosse só isso eu ficava em casa dormindo, mas o PCNA vale até 120 FUCKIN’ HORAS DE CARGA HORÁRIA TÃO PRECIOSAS PARA VOCÊ SE FORMAR.
+ O Primeiro Dia de Aula
Eu considerava minha escola do ensino médio imensa, ou seja, me senti em um município quando adentrei a UFPA. E como todo bom calouro trouxa e sem noção, eu me perdi no primeiro dia – talvez no segundo também. Fiquei zanzando pelos pavilhões e prédios, sem contar que o local é todo mal sinalizado (sim, considero placas de 2m² grudadas ao lado dos prédios é pouco para mim.).
Quando finalmente cheguei no local, me senti um pouco deslocada com tantos desconhecidos, me encolhi e fiquei lendo a biografia do Paul que levava na mochila até que as acolhedoras recepções da universidade chegaram: 3 provas, uma de física, outra de química e por fim a de matemática.
Devo dizer que depois de passar o ensino médio inteiro fazendo apenas provas de marcar e 6 meses sem estudar atrapalhou um pouco a minha resolução das provas discursivas. Tenho muita, muita e sincera, pena do pobre monitor que teve que decifrar meus hieróglifos!

Vou parar por aqui pois o post já está extenso e ainda quero ver um episódio de Pretty Little Liars antes de ir dormir, afinal, amanhã é segunda-feira!  L
No próximo post dessa série pretendo falar um pouco sobre os colegas de curso e as refeições no R.U. Até domingo que vem.