15.1.17

Estudar Inglês pela internet


Olá! No final do ano passado finalizei meu curso de inglês com bastante sacrifício – depois de largar o curso que fazia no ano de vestibular, entrei em outro na minha universidade mesmo. Tecnicamente, sei falar inglês; mas só tecnicamente.
Por mais que você estude e tire notas boas, os cursos de inglês (normalmente) são apenas a ponta do iceberg. Muito da língua – qualquer que seja – terá que ser aprendida por meio de outros cursos, palestras e por conta própria.

Também existem aquelas pessoas que não querem ou não podem cursar alguma escola de línguas, mas querem se esforçar para adquirir esse conhecimento. Para ambos os casos, nada melhor que usar a fonte infinita de conhecimento – aka internet – para estudar! E aqui neste post vou dar dicas de como estudo Inglês com a internet.
#Pronúncia
A pronúncia é a parte mais difícil para mim! Para praticar, eu acho pertinente cantar músicas em inglês, pois com músicas que conheço e sou fã eu me divirto e aprimoro minha pronúncia de vários tipos de palavras – para isso uso o YouTube.
Outro modo é escutar e prestar atenção nas palavras, assim fixar o som e repetir depois! Para isso é bom prestar atenção em letras de músicas, assistir séries/filmes (de preferência, legendado em inglês), assistir canais de gringos no YT ou simplesmente colocar palavras aleatórias no google tradutor, ouvir a mulher falando e tentar repetir.
Se você tem amigos com algum conhecimento em inglês, você pode também mandar áudios em inglês e perguntar se a pronúncia está boa. Dependendo do seu nível de conhecimento, vocês podem até fazer uma conversa inteira em inglês!



#Vocabulário
Você encontra vocabulário em tudo! Mas eu gosto de ler coisas relacionadas ao meu inglês instrumental. Vou explicar: eu quero usar o inglês principalmente para me comunicar e usar no trabalho; vocabulário de comunicação eu encontro em textos que foquem diálogos, como HQ’s e os vídeos das gringas que já citei aqui; já para o trabalho é mais complicado, eu pretendo ser engenheira civil então eu procuro textos e artigos relacionados a matemática e física – acompanho um site muito bom, o physics world.

Enfim, eu vou lendo os textos e as palavras que desconheço é só anotar no meu caderno de inglês, para depois, com calma, eu procurar os significados, a pronúncia e as conjugações verbais!

#Gramática
Eu estudo gramática apenas por vídeos no YouTube! Existem vários canais, então é só você ir dar uma olhada.

#Dica extra
Ao ler artigos, livros, HQs ou qualquer texto em inglês, faça isso em voz alta! A pronuncia às vezes parece perfeita na nossa cabeça, mas ao ser dita é totalmente diferente.

Se vocês tiverem métodos e dicas sobre o assunto, compartilhem comigo! Vai ser de grande ajuda. ;)